Filiado ao CBKC/FCI.

Tel.:(51) 3466-6809
(51) 8402-6642




Canil Látila

Use as setas para navegar.

Como toda e qualquer raça, o shih tzu também tem suas peculiaridades.
Não esqueça que estamos tratando de uma raça de companhia, que precisa do convívio direto com sua família – carinho, brincadeiras, etc.
O shih tzu é um cão ideal para interiores. Não é um animal para viver no pátio, sujeito às intempéries e longe das pessoas.
A pelagem longa, os grandes e lindos olhos e o nariz curto faz com que devamos ter certos cuidados especiais.


Pelagem

Use as setas para navegar.

Quanto a pelagem, deve ser escovada diariamente para não formar nós – atenção especial para o pente ou escova não bater nos olhos.
O topete, conforme vai crescendo, deve-se fazer uma xuquinha, com liga de silicone, para que os pelinhos não fiquem batendo nos olhos, isso é sério: pode causar lesões na córnea!

Pode-se optar pela tosa, no corpo todo, apenas topete, etc.

Banho a cada 7 ou 10 dias, com shampoo e condicionador específico para pelagem de shih tzu, costuma ser suficiente para mantê-los limpos. A secagem deve ser completa, usando ar morno e nunca muito quente.
Se você mesmo for dar banho no seu filhote, muito cuidado para não entrar água nos ouvidos e no nariz- por ter o narizinho curto seu filhote pode se afogar.

As unhas devem ser cortadas uma vez por semana ou por ocasião do banho- peça ao seu veterinário que lhe ensine como cortar.

Para limpar os ouvidos, use algodão com solução para o devido fim (encontrado em pets shop), cuidando para não empurrar a sujeira para dentro do conduto auditivo, faça movimentos de limpeza para puxar a sujeira para fora do conduto.

A higiene dos olhos deve ser feita com algodão e soro fisiológico, diariamente.

No verão, uma atenção especial deve ser dada ao seu shih tzu: O calor excessivo pode causar problemas respiratórios, inclusive levando o cão à morte. Isso se deve ao fato da raça ser braquicefálica (nariz curto, cara amassada).
Eles precisam de água fresca (que deve ser trocada sempre que você perceber que está morna pelo calor) e um ambiente arejado, jamais o deixe no sol ou em um local fechado e abafado.

Qualquer dúvida, entre em contato com seu veterinário e boa sorte com seu anjo peludo!




Canil Látila
Canoas

Rio Grande do Sul - Brasil

Telefone:
(51) 3466-6809
(51) 8402-6642


Email:
contato@canillatila.com
Design By ROFBRASIL